quarta-feira, 14 de maio de 2008

Passeio a Marrocos (7ª Parte)

Na manhã seguinte o Petr e o Radek vieram ter connosco ao hotel para se despedirem. Tinham que estar na Suiça no Domingo e ainda tinham muitos quilómetros percorrer.

Fizemos as fotos de grupo e despedimos-nos deles desejando-lhes uma boa viagem de volta.

O Paulo e o Carlos aproveitaram para ir a Erfoud levantar dinheiro (o Paulo na verdade foi outra vez à procura de fósseis).
De tarde fomos os três (eu, o Carlos e o Fonseca) dar uma volta pela pista que vai de Erfoud até Merzouga. Ainda equacionei a hipótese de fazermos esse percurso de madrugada para ver o nascer do sol nas dunas mas como de madrugada iria ser muito difícil evitar os bancos de areia decidimos ir à volta por Rissani.

À noite tivemos novamente apresentações, desta vez foi o Fonseca que nos falou da escolha adequada dos equipamentos de protecção e o Bob e a Kathy Egget que apresentaram a etapa da sua viagem à volta do mundo consagrada a Marrocos.
Os que quiserem dar uma vista de olhos podem ir a:

Este simpático casal viaja numa Goldwing com atrelado e é membro do GoldWing Clube de Portugal.

Acabadas as apresentações fomos para o terraço do hotel observar as estrelas. O espetáculo celestial observado numa zona com pouca poluição luminosa é deslumbrante.

Eram quase duas da manhã quando nos fomos estender ao comprido na cama já que tínhamos que sair do hotel por volta das quatro da manhã para podermos chegar ao Erg Chebbi a tempo de ver o nascer do Sol.

Por pouco não conseguiamos. A distância entre Maadid e Merzouga é de aproximadamente 60Km e há ainda uns 3km de pista para chegar até às dunas. Aí chegados espera-nos um caminhada na areia de quase dois quilómetros para chegar à duna mais alta.

Como eu já tinha assistido ao nascer do Sol nas dunas algumas vezes antes, quedei-me a fotografar as pegadas deixadas pelos animais que percorrem as dunas durante a noite e um ou outro escaravelho característico desta região desértica.
Por volta da sete e meia da manhã fomos até ao Albergue Timbouktu, que fica junto às dunas, ver se encontravamos a malta do Passeio BMW/BomCar que lá estava alojada.
Apenas vimos vir ao nosso encontro o Rui e a Tereza que pela sua cara deveriam ter passado uma noite muito cansativa.
Do resto da malta nem sinal. Ainda esperamos até às oito e pouco mas como não aparecia ninguém arrancamos de volta para o hotel para tomar o pequeno almoço e arrancar rumo às Gargantas do Todra.